16 fevereiro 2012

Vagas para colunistas!


Depois de pensarmos e repensarmos sobre o que deveria ser alterado e acrescentado ao blog neste ano, tanto eu quanto a Letícia chegamos ao consenso de que precisamos de algo novo por aqui, que não faça com que nossos leitores se cansem ou acabem recorrendo a outros blogs por força de hábito.

Alteramos o calendário mensal, que agora inclui novas postagens, acompanhadas das suas velhas conhecidas e, para irmos nos adequando, as categoriais selecionadas devem entrar em vigência no início de março, após o Carnaval (tempo de sapucar, ou não).

A pesquisa de opinião realizada aqui no início do ano e que teve seus resultados divulgados na semana passada também nos auxiliou imensamente na escolha de uma novidade desconhecida por vocês aqui no blog. Colunistas! Não pessoas para nos substituírem, porém um acréscimo à nossa equipe, novos ingredientes para tornar a receita do Na Parede do Quarto mais gostosa de se ler, um objetivo desde o ligeiro começo. Além de que, todo blogueiro são bem sabe o quão complicado pode ser dar conta de tudo sem um auxílio. Acreditamos sinceramente que companhia nos trará mais vontade de blogar e proporcionará também uma experiência de escrita e de costume com todos vocês.

Pensando nisso, convidamos você, que nos lê e conhece o blog a se candidatar a uma das três vagas de colunistas que mais se encaixe com seu perfil. Quem sabe não acaba sendo o selecionado a compartilhar suas ideias e a receber o prestígio e o respeito de nossos estimados leitores?

Vagas disponíveis (por coluna/categoria)

Resenha/coluna de filmes: buscamos em um bom resenhista cinematográfico, primeiramente, o conhecimento básico da área. Nada profissional ou fora do comum, mas detalhes importantes, como conhecer os lançamentos que terão suas estreias em breve, diretores famosos, filmes vencedores de bilheteria e outros que casem com os interesses do leitor do blog. Também é conveniente que conheça alguns mais clássicos, não profundamente, mas propriamente como uma curiosidade, um fato que pode vir a ser interessante em semanas temáticas do blog, por exemplo. Acima de tudo, como bom resenhista, que saiba se expressar bem através das palavras, sem soar tendencioso ou exagerado. Não é necessário que todas as postagens sejam resenhas, podendo haver outras mais dinâmicas, a serem combinadas.
Frequência de postagens: O resenhista/colunista de filmes posta 2 vezes ao mês, uma semana sim, outra não. As resenhas deverão ir ao ar na sexta, mas é ideal que estejam prontas até quinta-feira ou antes (desnecessário, apenas em caso de problemas com a data) para que possa ser lida por mim antes de ir ao ar.
_________________________

Resenha/coluna de séries: Neste caso, o colunista passará uma visão mais descontraída da série a ser comentada, falando-se especialmente em pilotos ou de novidades no ramo. Não deverão ser feitas resenhas de cada episódio a ser assistido de uma série, pois realmente não queremos virar um site de spoilers, em respeito aos próprios leitores. O perfil ideal é, novamente, de uma pessoa atualizada e que conheça as séries mais atuais que passam por todos os canais do mundo. O autor também não necessita se restringir às resenhas, tendo total liberdade para dinamizar nas postagens, uma vez que o assunto seja o mundo dos seriados, como é de praxe.
Frequência de postagens: O resenhista/colunista de séries posta 2 vezes ao mês, intercalando as suas semanas com as do de filmes, também às sextas. Postagens devem estar prontas, excepcionalmente, na quinta-feira, para que possam ser lidas por mim antes de liberadas.
_________________________

Resenha do leitor: Neste caso, ao contrário de seus antecessores, o conteúdo deve limitar-se à resenha. Aqui o autor deve ter conhecimentos consideráveis de literatura e ler frequentemente para que possa opinar a respeito das obras conhecidas. O padrão de resenhas seguirá o mesmo das minhas, apenas com o texto diferente, estilo e todas essas coisas que cabem a cada um de nós.
Frequência de postagens: O resenhista posta apenas 1 vez ao mês, na última semana, às quintas-feiras. A postagem deverá estar pronta na quarta, antes de ser postada, para que eu possa lê-la sem que vá ao ar.
_________________________

Importante!
*As vagas de colunistas no blog não garantem qualquer remuneração, sendo destinadas única e exclusivamente aos interessados, independentemente de outros fatores externos.
* São requisitos indispensáveis a organização, a pontualidade (com as datas das postagens) e, para todo resenhista, o comprometimento com a norma culta da Língua Portuguesa. Não pedimos por um doutor em Letras, mas também não ficaríamos felizes com erros ortográficos dispensáveis. 
* Os colunistas ficarão aqui por tempo indeterminado, podendo expandir suas frequências de postagens ou conquistando novos direitos, mas também estarão livres para nos deixarem ou reformularem seus horários e datas de acordo com necessidades pessoais.
* A cada mês, um calendário com a chave mensal do blog será encaminhado por e-mail a cada um dos membros da equipe, para que ele tome conhecimento prévio das datas de suas postagens.
* Pessoas que já tenham blogs podem participar como todas as outras, desde que consigam dar conta da responsabilidade.

E enfim, para participar, preencha o formulário abaixo. As inscrições para colunistas estarão abertas até o próximo dia 28/02 (terça) e serão divulgadas na quinta-feira, dia 01/03. Também entraremos em contato por e-mail no dia com os selecionados.


Vamos estar aguardando pelos possíveis novos integrantes de nossa equipe. Boa sorte a todos desde já!


0 comentários: