22 novembro 2012

Romeu Imortal, de Stacey Jay


Julieta Imortal foi um livro que agradou o público em geral, mas surgiu numa expressão ainda meio tímida do potencial que a história de Stacey Jay demonstrava ter. Foi envolto numa atmosfera de grande ansiedade, então, que Romeu Imortal  chegou às livrarias brasileiras sob a promessa de terminar esta saga com chave de ouro, por assim dizer.  De minha parte, já deixo claro desde o começo, que este segundo livro é melhor – e muito – que seu antecessor.

Esta resenha não contém spoilers do primeiro livro 

Através da ideia ousada de dar uma nova cara ao romance shakesperiano épico, vivido entre Romeu e Julieta - com um toque sobrenatural, inclusive - o leitor conhece na série a história daquele mesmo casal que se amou em meio à rivalidade de suas famílias. Em Julieta Imortal, no entanto, primeiro livro, fica claro que a autora pretende ir bem mais além. Em vez de uma morte trágica e compartilhada pelos amantes, ocorre uma traição da parte do não tão nobre Romeu. Entusiasmado com a promessa de continuar vivo ao longo dos séculos pelo preço de um sacrifício, engana sua amada e a persuade ao suicídio, passando a fazer parte de um grupo de seres mágicos das trevas, os Mercenários. A moça, por sua vez, vive seus últimos instantes de amargura e é resgatada pela magia dos Embaixadores, seres da luz que alegam a defesa do amor acima de todas as outras coisas.

Logo passamos a acompanhar as várias eras de rivalidade vivida entre as antigas almas gêmeas,ela tão certa da força de outros amores, ele tão desgraçado por uma vida de barbáries e egoísmos. Surge em Romeu Imortal, então, a chance de o leitor conhecer de perto essa personalidade tão perturbada do anti-herói , quando ele, padecendo em desgraça outra vez, recebe a chance de migrar para o lado dos Embaixadores e fazer com que uma jovem garota acredite no poder do amor. Esta garota, a propósito,  já é bem conhecida daqueles que acompanham a série: Ariel Dragland, a sensível artista, introspectiva e cheia de mágoas em seu coração.

Nada contra os heroicos protagonistas, aqueles que defendem o bem acima de todas as coisas e são incorruptíveis, mas eu realmente adoro os vilões e, antes deles, os anti-heróis. Personalidades ambíguas representam, para mim, a mais humana das expressões literárias e a forma ideal de se atingir o coração do leitor. Simplesmente pelo fato de sermos todos passíveis de erros e acertos, alguns na mesma medida, outros com maior disparidade. E é exatamente isso que Romeu representa: o quão vil o ser humano pode ser, ao passo que, quando ciente da força do amor, talvez seja digno de redenção. Com seu jeito meio confuso e perturbado, Romeu é o melhor elemento de toda a série, o grande trunfo de Stacey Jay e o motivo deste livro facilmente conquistar o leitor.

Com um daqueles romances que, novamente, eclodem de maneira muito rápida, todavia, é fácil se convencer da verossimilhança em torno de cada sentimento presente no livro. Em vez da lenta conquista e de todos os contratempos de uma paixão, o que se tem aqui é a entrega, o reconhecimento de duas almas que, de alguma forma, vagavam em busca uma da outra, necessitando do amor, do afeto e do perdão recíproco.

Embora seja um livro juvenil e tenha todos os elementos necessários para convencer o leitor de sua natureza, o que temos em Romeu Imortal é uma expressão mais madura da série, uma ligação mais profunda entre as personagens e um romance que, de uma vez por todas, vinga. Pela primeira vez, também, o paralelo entre a verdadeira história de Romeu e Julieta e esta releitura contemporânea fica claramente traçado, sob uma abordagem íntegra da peça de teatro original de Shakespeare e, principalmente, um aproveitamento de personagens que são ofuscadas nas obra original e surgem aqui com papéis elementares.

Com muita criatividade e uma dose ainda maior de romance no segundo volume, recomendo esta série a todos os leitores, jovens ou um pouco mais velhos, que estiverem em busca de uma história simples, atemporal e muito bela, antes de qualquer outra coisa, sobre o poder do amor : para a mudança, para a felicidade e para a redenção.

Informações técnicas
Título:  Romeu Imortal
Título original: Romeo Redeemed
Autora: Stacey Jay
Tradução de:  Marsely de Marco Martins Dantas
Editora: Novo Conceito (cedido em parceria)
Número de páginas:  319
ISBN: 978-85-8163-005-2
Gênero: Literatura juvenil; Romance

Desde 2005, Stacey Jay é mãe em tempo integral. A autora já teve diversas ocupações: atriz de teatro, dançarina profissional, atriz de filme mal paga, bartender, garçonete, professora de Matemática e instrutora de ioga.
Stacey Jay é autora de muitos livros para jovens. Mora na Califórnia com seu marido e dois filhos.

Como alguns de vocês devem ter notado, ainda estou sem internet. Peço que tenham paciência e, em breve, voltarei a responder a todos os comentários normalmente.

Atenciosamente,

0 comentários: