19 dezembro 2012

Os livros que marcaram 2012


O ano está terminando e com ele vem aquele sentimento de renovação e recomeço, que a gente sempre tem quando vem chegando o finalzinho de dezembro. Hoje eu indicarei três livros e três músicas, que ao invés de me lançarem pra 2013, me dão um clima nostálgico e me lembram o quão gostoso foi 2012. As músicas têm, na minha cabeça, ligação direta com os livros e com fases que passei esse ano. Então aproveitem e façam o mesmo: montem um playlist e relembrem o ano relendo suas partes favoritas dos livros que marcaram seu 2012!

As Vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky
Eu sei que já foi falado sobre o livro aqui no blog e eu sei que muitos aqui já leram o livro e assistiram ao filme, que estreou neste ano, mas eu não posso deixar de falar o quanto esse livro me mudou. O livro é escrito por um garoto que usa o nome Charlie para manter seu anonimato e relata, em forma de cartas, seu primeiro ano no ensino médio. Ele passa por muitas dificuldades, como a morte do seu melhor amigo no ano anterior, o seu primeiro namoro e uma descoberta que afeta toda a sua família. O livro trata de assuntos fortes de uma forma leve e comovente e mudou drasticamente minha forma de pensar.
Pra quem não leu ainda eu indico e pra quem já leu, eu vos digo "Então, eu acho que somos o que somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas"





A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick
Eu conheci esse livro há algum tempo, associado ao nome de Georges Méliès, o pioneiro no cinema colorido. Sempre o procurei para baixar ou comprar, até que o encontrei em uma livraria aqui em Brasília e me apaixonei. O livro narra a história fictícia de Hugo Cabret, um menino órfão que vive escondido cuidando dos relógios de uma estação de trem em Paris, 1930. O menino dedica sua vida ao autômato deixado pelo pai e um dia esbarra em Isabelle, sobrinha do velho e rancoroso Méliès e descobre que ela guarda a chave para fazer o seu autômato funcionar.
"Sabe, as máquinas nunca tem peças sobrando. Elas têm o número e o tipo exato de peças que precisam. Então, eu imagino que, se o mundo inteiro é uma grande máquina, eu devo estar aqui por algum motivo. E isso quer dizer que você, também, deve estar aqui por algum motivo."



A Vida na Porta da Geladeira, de Alice Kuipers
Não me lembro como conheci esse livro, mas sei que me apaixonei de cara, com uma história linda e comovente essa obra me deixou super emocionada. Claire é uma garota normal de 15 anos e sua mãe é uma ocupadíssima obstetra. Mãe e filha quase não têm tempo para conversar, então se comunicam através de recados deixados na porta da geladeira, e é dessa forma que o livro é escrito. O livro relata um ano marcante na vida de Claire, pois é aí que sua mãe descobre seu câncer de mama e inicia seu tratamento. Alice Kuipers tem delicadeza o suficiente em sua escrita para retratar, em forma de bilhetes, os dramas de uma adolescente que está perdendo sua mãe pra uma doença que ela mal conhece. Ao ler, eu me emocionei muito e me senti tocada pela causa. "Quando a estrada virar, Estaremos juntas, Fazendo a curva, Apoiando-se, Uma na outra, como mãe, E filha, E mãe". 

Fernanda Evangelista

0 comentários: