19 abril 2013

As primeiras luzes da manhã, de Fabio Volo

Elena vê seu casamento em crise. Cada dia que passa existe um maior distanciamento entre ela e Paolo, seu marido. Ela realiza que a sua vida não está funcionando do jeito que esperava. O casamento e Paolo não correspondem às suas expectativas.

O casal vive uma rotina vazia. Sem conversas, sem discussões, sem vida. Paolo aparenta estar feliz com a comididade, já Elena está começando a se sentir inquieta com isso. Nada mais lhe agrada, muito pelo contrário. É quase como se Elena rejeitasse qualquer coisa vinda de Paolo.
"Com o tempo, alguns assuntos se tornaram tabus, e, então, por medo de falar demais, acabamos falando pouco. Às vezes me pergunto se não foram todas essas coisas não ditas que nos afastaram."
Em "As primeiras luzes da manhã", Elena desabafa quase diariamente em seu diário. Concomitantemente, existem capítulos que têm a narração da "Elena atual" falando sobre suas impressões ao reler o diário. É como se a protagonista escrevesse para ela própria no futuro. Assim acompanhamos suas inseguranças e sua história.

O diário é a confissão de Elena, de sentimentos que ela própria não conseguia, ou não sabia, lidar. Escrever a aliviava. Acho que ela simplesmente tinha a necessidade de se abrir com alguém que não a julgasse. É claro que tinha amigos e amigas. Só que eu compreendo a necessidade dela de guardar algo para si e ao mesmo tempo desabafar.

Por causa do trabalho, Elena acaba conhecendo um par de olhos que não sai de sua cabeça. Assim, começa a questionar mais seus sentimentos sobre Paolo, sobre o seu casamento e sobre ela própria ao descobrir uma nova paixão. Na verdade, ela descobre a paixão pela primeira vez na vida em um caso fora de seu casamento. contrariando tudo que ela sempre acreditou em sua vida e a si mesma. Subitamente, Elena assiste a todas as suas convicções desmoronarem paralelamente ao nascimento de uma nova mulher, uma mulher completamente diferente de tudo que ela foi em sua via, uma mulher que conhece os prazeres da paixão, do sexo e de si própria.

A narrativa do Fabio Volo me deixou satisfeita, a escrita é cheia de vida. Consigo compreender plenamente os sentimentos de Elena. Eu me sentia dentro da história. Achei a premissa fantástica. Para mim, o livro é narrado com paixão, como a vida de Elena passa a ser. Todavia, nem tudo é perfeito, não é mesmo? Tenho que compartilhar aqui algo de que não gostei. É claro que, em um caso fora do casamento, o que acontece principalmente é sexo, mas achei alguns trechos desnecessários do livro. Achei-os vulgares. Mas com exceção disto, o autor narra o romance de Elena de uma forma impecável. Mesmo quando se fala sobre sexo a escrita é romântica.
"Ao longo dos anos, descobri que as coisas que quis apagar foram se revelando as mais verdadeiras com o passar do tempo."
Karine Pestana 

0 comentários: