26 abril 2013

Um Motim No Tempo, de James Dashner

Quem nunca pensou em viajar no tempo?

Um motim no tempo é o primeiro volume da série Infinty Ring, escrita por James Dashner. É um livro sobre tecnologia, ciência, historia, presente, passado, futuro e viagens no tempo.

Sera e Dak são dois melhores amigos. Dak, fanático por fatos históricos e história em geral; Sera, um gênio da ciência. Acabam se envolvendo com o Infinty Ring, um anel que possibilita a viagem no tempo. Soa fantástico, não? Eles também acreditavam nisso... Até se darem conta dos problemas que desencadearam e da confusão em que se meteram.

Deste modo que Sera e Dak acabam descobrindo muitas coisas que eles não sabiam, além de a confirmação de outras que já supunham, como, por exemplo, de que há algo errado com o mundo e a sociedade onde eles vivem. A SQ controla tudo. De uma filosofia completamente oposta da SQ, existem os Guardiões da História. Um grupo secreto desde os tempo de Aristóteles. A missão deste grupo é repassada a cada geração, como acontece com o SQ também, que, assim como os Guardiões da História, existem há muitos anos.

Aos tropeços, Sera e Dak acabam conhecendo os Guardiões da História com a função de ajudá-los em seu objetivo. Assim, eles recebem a missão de fazer viagens no tempo com objetivo de consertar o mundo, de  certa forma. Ou basicamente tentar arrumar os erros do passados, fazendo coisas ou deixando de fazê-las. E no meio de uma confusão, começa a missão de Sera e Dak.

A narração é em terceira pessoa e achei os personagens bem construídos. O autor escreve uma história coerente e com fundamentos, porque, venhamos e convenhamos, viagem no tempo é um assunto um tanto quanto complexo, mas James Dashner consegue ser simples e eficiente neste quesito. O livro aborda diversos quebra-cabeças, enigmas e mistérios, todos perdidos no espaço-tempo e misturados. Isso acaba dando um toque bem construído e, acima de tudo, legal à narrativa.

Recebi este livro da editora e confesso que fiquei muito em dúvida sobre qual escolher, bom, óbvio que o escolhi e digo a vocês: não me arrependo nem um pouco. A obra conta com assuntos que não podem ser considerados menos que interessantes. Um motim no tempo é uma leitura fácil, tranquila e divertida. O livro é cheio de altos e baixos, além de ser aquele tipo de narrativa que te prende completamente. Aguardo com certa ansiedade por sua sequência.

Karine Pestana

0 comentários: