07 junho 2012

O Amor nos Tempos do Blog, de Vinicius Campos

Inspirada pelo clássico contemporâneo de Gabriel García Márquez, O Amor nos Tempos da Cólera, esta versão rejuvenescida de Vinicius Campos já promete modernidade e aproximação dos leitores mais jovens desde o seu título, com um trocadilho muito bacana e significativo para todo blogueiro, O Amor nos Tempos do Blog.

Ariza é um rapaz de 13 anos muito especial (em todos os sentidos da palavra), um tanto quanto introspectivo, romântico e apaixonado por literatura, especialmente por O Amor nos Tempos da Cólera, um livro que lhe inspira e do qual provém, inclusive, seu nome. Prestes a iniciar uma nova fase da vida ao mudar de escola e ao passar por turbulências familiares, ele se depara na biblioteca, em seu primeiro dia de aula, com uma mocinha muito especial e de beleza cândida que passa a povoar seus sonhos desde então, fazendo com que visite o recinto dia após dia apenas para contemplá-la de longe. Sobre esse seu amor platônico e outros causos da vida é que ele passa a escrever num blog, Ariza em Silêncio, e é em torno do espaço virtual, justamente, que a premissa se desenvolve, através de postagens redigidas pelo menino e por duas outras personagens essenciais, atrelando-as de maneira romântica e sensível, bem ao estilo Gabriel García Márquez de ser.

Em pleno século XXI, a popularidade dos romances epistolares (relativos a cartas e e-mails, por exemplo) se faz cada vez mais presente, literariamente falando. Como alguns exemplos podemos citar os livros @mor, Torpedo, O Garoto da Casa ao Lado e muitos outros voltados ao público juvenil, com exceção do primeiro, um romance propriamente adulto. No caso de O Amor nos Tempos do Blog, entretanto, senti uma aura até infantil em alguns momentos pois, apesar de tratar-se de uma história romântica sobre o encontro de dois jovens amantes, os poucos 13 anos de experiências dos mesmos e a linguagem muito politicamente correta sugerem algo artificial, difícil de se deixar envolver ou levar, como é de praxe em romances.
"Fiquei olhando para ela, esperei mais um sorriso, e só acordei quando a bibliotecária tocou o meu braço. Ainda meio abobado, tirei o livro da mochila e o entreguei à senhora, que me tocava com insistência para chamar minha atenção. Cheguei em casa e não conseguir nem comer, vim direto ao computador com a esperança de que, escrevendo, meus pensamentos se tranquilizassem. Mas a verdade é que não me sinto nada tranquilo. Acho que vai ser difícil dormir esta noite."
p. 13
Há um fator, entretanto, elementar na história que vem como explicação de tantos sentimentos serem expostos apenas nas palavras redigidas e achei de extrema sensibilidade por parte do autor dedicar este livro a uma comunidade especial. Ariza usa as palavras como sua voz e coração para ir de encontro a Luz, uma jovem tão meiga quanto ele mesmo, que é responsável por revelar algumas surpresas (talvez previsíveis para alguns leitores) no clímax.

De maneira sucinta em suas 93 páginas, o livro também consegue abordar assuntos como as complicadas relações familiares, as transições da infância para a adolescência e a adaptação de jovens a condições de vidas diferentes, nunca deixando de lado sua veia romântica inspirada pelo grande autor colombiano que, segundo as palavras do próprio Vinicius, transmitiu-lhe um aprendizado.
"E este foi meu aprendizado: o amor existe desde sempre e sempre continuará a existir, mas em cada época ele é expresso de uma maneira."
E se a missão de O Amor nos Tempos do Blog era retratar os amores juvenis de nossa época, tenho certeza de que haverá muitas garotas de 13 anos torcendo para encontrar o seu Ariza em uma biblioteca talvez, ou num blog desses da vida.

Informações técnicas
Título: O Amor nos Tempos do Blog
Autor: Vinicius de Campos
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Número de páginas: 93
Edição: São Paulo 2012
ISBN: 978-85-359-2089-5
Gênero: Literatura brasileira

Oi, meu nome é Vinicius Campos, mas todo mundo me chama de Vini. Desde criança sou um grande sonhador, e minha cabeça vive cheia de histórias e personagens. Aos quinze anos comecei a trabalhar na televisão. Trabalhei como ator, como jornalista, fiz um pouco de tudo, e hoje sou apresentador do Disney Channel. Mas não me defino como ator, nem como jornalista, nem mesmo como apresentador. Eu sou um "imaginador", e este livro é fruto da minha imaginação. É o meu primeiro livro que fala de amor e espero de verdade que você se apaixone ao lê-lo.

Uma boa quinta-feira a todos,


0 comentários: