23 dezembro 2012

Para sempre: A Bela e a Fera

Fonte
Como muitas leitoras e leitores por aqui, cresci assistindo aos desenhos animados da Disney. Especialmente àqueles que tinham as princesas como protagonista, fazendo-nos crer em bruxas, príncipes encantados e nas promessas de amores que durariam para sempre. Conforme o tempo passou, no entanto, fomos perdendo a candura da infância, percebendo que havia algo de muito utópico por detrás do encanto que os tantos contos de fada tentavam nos mostrar. Apesar disso, porém, nunca deixei de ter o carinho e a admiração pela linda história de A Bela e a Fera, tantas vezes retratada nos desenhos, no cinema, em livros, pinturas e séries ao redor de todo o mundo.

Foi pensando em sua atemporalidade, na paixão que a Bela tem por livros (quem não?) e nos vários significados que encontramos por detrás da figura da Fera, então, que organizei uma postagem especial a respeito desta linda história de amor, de todas as suas vertentes e das várias adaptações que já rendeu por aí, com muitas fotografias e ilustrações que captam bem seu encanto eterno no coração de todas as meninas, moças e mulheres por aí.

As origens
A história original de A Bela e a Fera (La Belle et la Bête) nasceu na França, tendo sido originalmente redigida por Gabrielle-Suzanne Barbot, em 1740. Seu sucesso, da maneira que a conhecemos, entretanto, foi possibilitado pela versão de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, reescrita e resumida em 1756. Entre outras reedições famosas, temos a de Andrew Lang, 1889, na qual a Fera é descrita como alguém que se assemelha a uma cobra.

Fonte
Conto de fadas x versão macabra
Uma das coisas mais bonitas em A Bela e a Fera é a forma com que o amor entre os dois se desenvolve, possibilitado pela capacidade que a mocinha tem em enxergar o bom coração da Fera, sem nenhum interesse em seu dinheiro, e mesmo com toda a sua bestialidade. O sentimento aqui é puro, independente das aparências e dos problemas que os dois se veem obrigados a enfrentar ao longo de sua trajetória. Especula-se, no entanto, que haja também uma versão macabra da história na qual Bela teria sido oferecida à Fera em troca de dinheiro e a rosa, por sua vez, representaria a virgindade da moça se esvaindo.

As adaptações
Das adaptações mais conhecidas atualmente, o destaque certamente fica com aquela produzida nos estúdios de Walt Disney, em 1991, um musical emocionante sobre o romance. Antes dele, no entanto, há registros de um filme francês homônimo (1946), do soviético A Flor Vermelha (1952) e de outro musical Beauty and the Beast (1987). Após eles, entre os mais recentes, podemos mencionar o filme A Fera (2011), protagonizado por Vanessa Hudgens e Alex Pettyfer. Existem também especulações de que esteja a caminho uma versão com Emma Watson como atriz principal, sob a direção de Guillermo del Toro.

No ramo televisivo, séries se inspiraram na história para trazer à tona sucessos como a Beauty and the Beast, interpretada por Linda Hamilton e Ron Perlman, na qual a mocinha é Catherine, uma detetive, e a Fera é Vincent, misterioso e envolvente. A primeira versão fez muito sucesso e foi de 1987 a 1989, tendo ganhado recentemente um remake pela CW, protagonizado por Kristin Kreuk (a Lana, de Smallville) e Jay Ray (lindo, meu amor).

Versão de 1946 | Fonte
Beauty and the Beast dos anos 80 | Fonte
A Fera de 2011 | Fonte
Beauty and the Beast dos dias atuais. Lindos! Fonte

O tema: Beauty and the Beast, de Celine Dion

Just a little change

Apenas uma ligeira mudança
Small, to say the least
Pequena, só pra começar
Both a little scared
Ambos um pouco assustados
Neither one prepared
Nenhum dos dois preparados
Beauty and the Beast

A Bela e a Fera


Inspirados pela história
Algumas ilustrações incríveis e propagandas baseadas em A Bela e a Fera

Fonte
Fonte
Fonte
Fonte
Fonte
Fonte
Fonte
Fontes:
A Bela e a Fera, em Wikipédia
Contos de Fadas - As Histórias Originais, em Quadrideko

Ao fim, tem como não se encantar com essa história?


0 comentários: